Foto: Foto: David Castro(Arquivo pessoal/ Reprodução)
A passagem de um ciclone pelo Estado provocou uma série de estragos nos últimos dias, com ventos que ultrapassaram os 100 km/h em diversas regiões do Estado. Um dos danos mais emblemáticos ocorreu no litoral norte gaúcho, onde parte da histórica plataforma marítima da praia de Atlântida, em Xangri-Lá, desabou no fim da tarde de segunda-feira (28).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o portal G1, a estrutura, que era um dos principais pontos turísticos da região, ficou parcialmente destruída por conta da força das ondas e da ação intensa do vento. Não há registro de feridos no episódio envolvendo a plataforma. Além disso, transtornos em outras áreas do litoral e do interior do Estado foram registrados. De acordo com o boletim da Defesa Civil estadual a maior incidência de rajadas de vento na segunda (28) era no Litoral Médio e Norte, e também no Nordeste gaúcho, variando entre 50 e 75 km/h.
A estrutura de concreto armado, inaugurada em 1970, já apresentava sinais de desgaste com o passar dos anos. Em outubro de 2023 parte de sua estrutura teria desabado.
Prefeitura
A prefeitura de Xangri-Lá informou que uma avaliação técnica será feita para analisar a segurança do restante da estrutura e decidir sobre a possibilidade de reconstrução. Por precaução, o acesso ao local foi isolado.